sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho (anotações)

- Bom o ator que faz o Paulo Coelho adolescente!

- Merchandising da Cavalera muito grosseiro!! Quebra o clima da história.

- Irritantes os saltos no tempo. Não parecem ter uma lógica; servem apenas pra dar uma cara "moderna" pro filme, mas acabam sendo um anticlímax. Enquanto estamos acompanhando o desenvolvimento de Paulo (aguardando o momento em que ele se tornará um grande escritor), já vemos clipes dele na maturidade, depois do sucesso, roubando carros e vendo que ele se tornou um senhor desequilibrado.

- Paulo é irresponsável e abusa do pai! O filme parece querer que eu fique fique do lado dele, mas eu não estou achando o pai tão errado assim!

- Filme é monossilábico e tem uma estrutura fragmentada. Me sinto conversando com um esquizofrênico. Já foi mais de 1 hora de filme e nem vimos ainda a parceria dele com o Raul Seixas, algo que teria acontecido no COMEÇO da carreira dele, bem antes dele fazer sucesso como escritor.

- Ele é delinquente, irresponsável, drogado - e o filme mostra isso tudo de uma maneira meio glamourosa, como se fosse uma tentativa de tornar o Paulo Coelho uma figura "cool" como os astros de rock, mas eu estou achando ele apenas tolo.

- Pra alguém considerado um pensador, Paulo parece altamente confuso, sem ideias firmes - alguém que pula de uma crença pra outra de maneira inconsistente, dando tiro pra todo lado - uma hora acredita no I Ching, depois segue a filosofia de Star Trek, depois faz o caminho de Santiago de Compostela, etc. Está perdendo a credibilidade pra mim.

- A trajetória dele é tão ridícula que eu não sei mais se o filme se leva a sério ou se está criticando o Paulo Coelho e tirando um sarro dele. Pra piorar ainda mostra ele traindo a mulher?

- O filme tem a velha noção de que a arte vem da "loucura" e do "sofrimento", por isso não hesita em mostrar o lado podre do autor.

- No final, parece totalmente incompreensível que um homem como o que foi apresentado ao longo do filme tenha se tornado um escritor comercial de histórias inspiradoras que flertam com a autoajuda. Psicologicamente não faz nenhum sentido!!

- SPOILER: Pra um cara que fez tanto sucesso, é totalmente frustrante o filme acabar com ele ainda no fracasso, e apenas informar à plateia, através de textos na tela, que no fim O Alquimista vendeu bem, etc.

CONCLUSÃO: Produção decente, mas que faz um desserviço ao Paulo Coelho mostrando ele como um personagem de caráter duvidoso e intelectualmente despreparado.

FILMES PARECIDOS: Somos Tão Jovens.

NOTA: 4.5

Nenhum comentário: